Patronal quer tirar direitos dos trabalhadores: Sindicato chama Assembleia nesta sexta-feira, 20, para organizar a luta

17-12-2019

Sindicato realiza mais uma Assembleia dos trabalhadores ceramistas dia 20 de dezembro em Criciúma e Cocal do Sul. Nas quatro rodadas de negociação da campanha salarial dos trabalhadores, iniciadas em novembro, os patrões não ofereceram nada e ainda querem tirar direitos e reduzir outros. Entre a proposta sinalizada pelo Sindicato Patronal estão: Redução do Adicional Noturno de 30% para 20%; as horas extras acima das 30 horas no mês  e a dos feriados que hoje é de 100% querem reduzir para 50%;  tirar o abono de férias, estabelecer a jornada 12 x 36 e estabelecer uma outra escala de folgas chamada de “escala marschal” 5x2 2x5, ou seja, trabalhar 12 horas diárias e pagar o salário mínimo para os trabalhadores de carga e descarga de mercadorias, copa e cozinha, limpeza de banheiros, jardinagem e recepcionistas, office-boys e arquivistas. E ainda, não permitir mais que o Sindicato possa fornecer a carta de estabilidade pré-aposentadoria e tirar outros direitos já conquistados anteriormente que são importantes do ponto de vista dos trabalhadores e trabalhadoras ceramistas. Uma nova rodada acontece dia 19 de dezembro. A Campanha começou dia 11 de novembro com as Assembleias em Criciúma e Cocal do Sul. Na reunião eles aprovaram a pauta de reivindicação com 3% de aumento mais o INPC do período a ser fechado no final de janeiro de 2020. A data base é 1º de janeiro.