Nova Central integra as pautas aprovadas pelas centrais para o dia Dia do Trabalhador

01-05-2023

O Fórum das Centrais Sindicais definiu as pautas, o lema e a identidade visual do Dia do Trabalhador de 2023. O lançamento do 1º de Maio Unificado será na manhã de segunda-feira (3), em São Paulo. Haverá agitação, com bandeiraço e panfletagem, no Largo da Concórdia (às 6 horas) e em frente ao Sindicato dos Bancários (às 11 horas).

Neste ano, o lema será “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”. A plataforma de lutas conta com 15 reivindicações, que vão de pautas econômicas e sociais a mudanças na legislação trabalhista. As propostas foram aprovadas em consenso por sete centrais – CSB, CTB, CUT, Força Sindical, Intersindical Central, NCST, Pública e UGT.

O Dia do Trabalhador terá manifestações unitárias em todos os estados. Já o grande ato nacional está previsto para as 10 horas de 1º de maio, uma segunda-feira, no Vale do Anhangabaú, na capital paulista.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve estar presente e pretende anunciar, na data, a retomada da política de valorização do salário mínimo. O movimento sindical espera que Lula siga o script do 8 de Março, quando o governo aproveitou a celebração do Dia da Mulher para fazer mais de 20 anúncios num único e simbólico evento.

A programação do 1º de Maio também inclui apresentações musicais. O sambista Zeca Pagodinho foi convidado pelas centrais para ser a atração principal, mas as negociações seguem em andamento.

Confira abaixo as 15 pautas do 1º de Maio Unificado de 2023:

– Fortalecimento das negociações coletivas

– Mais empregos e renda

– Fim dos juros extorsivos

– Política de valorização do salário mínimo

– Direitos para todos

– Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista

– Fortalecimento da democracia

– Aposentadoria digna

– Trabalho igual, salário igual – Convenção 156 (OIT)

– Valorização do servidor público – Convenção 151 (OIT)

– Contra o assédio moral, a violência e o racismo