Em defesa dos trabalhadores: Deputados federais do sul debatem aposentadoria especial com Sindicatos em Criciúma

28-05-2019

Uma reunião em defesa das aposentadorias especiais dia 27 de maio  no Sindicato dos Metalúrgicos em Criciúma. O encontro contou com a presença dos deputados federais Geovania de Sá (PSDB), Ricardo Guidi (PSD) e Daniel Freitas (PSL) e foi organizada pelo diretor do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Criciúma e Região, Oderi Gomes. Participaram a direção do Sinmetal e representantes dos mineiros de Siderópolis, Criciúma e Lauro Muller. Representando os ceramistas estiveram o vice-presidente Jair dos Santos. O advogado dos sindicatos dos metalúrgicos e ceramistas, Mauricio Rocha esteve no debate. Na pauta foi debatida a preocupação com o fim na aposentadoria especial se aprovada à proposta da Reforma da Previdência em pauta no Congresso nacional. “Nossa intenção foi sensibilizar os deputados  solicitar como nossos representantes para  apresentarem emendas possibilitando a manter a lei vigente para os trabalhadores em condições insalubres e não somente de uma categoria, mas de todas”, disse Oderi. O prazo para entrega das emendas encerra dia 31 de maio.  A depurada Geovania de Sá com o apoio do deputado Ricardo Guidi e das duas bancadas dos seus partidos se comprometeram a lutar pela manutenção da lei atual e estão buscando assinaturas. Já  o deputado Daniel Freitas ponderou a posição de ser da base do Governo Bolsonaro e disse ter feito emendas para manter as condições dos mineiros, ainda assim se comprometeu a buscar alternativas para as demais categorias em conjunto. Ele tem proposta de redução de 10 anos do tempo previsto na nova aposentadoria para todos os trabalhadores.