Dia do Trabalhador e da Trabalhadora será um dia de luta

29-04-2022

Dia do Trabalhador e da Trabalhadora será um dia de luta

Em defesa do emprego, direitos e pela democracia,o Ato Unificado do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora programada pelas centrais sindiais deve intensificar a luta por mais direitos e por um país mais justo, com uma política econômica que priorize o desenvolvimento com geração de emprego e renda para o país.

É necessário debater os problemas governmentais com a volta da fome e da miséria, o desemprego, o aumento exorbitante dos preços dos alimentos e dos combustíveis, fatores que têm penalizado cada vez mais os trabalhadores e trabalhadores, em especial os mais pobres.

Precisamos lutar por:
    • Emprego e renda
    • Contra os aumentos de preços de alimentos e combustíveis
    • Valorização do salário mínimo
    • Contra a fome e a miséria
    • Mais direitos
    • Defesa da democracia
    • Mais investimentos em saúde, educação e transportes

Quer saber a origem do dia do trabalhador?
O primeiro dia do mês de maio é considerado feriado em alguns dos países do mundo. A data surgiu em 1886, quando trabalhadores americanos fizeram uma paralisação no dia primeiro de maio para reivindicar melhores condições de trabalho. O movimento se espalhou pelo mundo e, no ano seguinte, trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto.

A mobilização que deu origem à homenagem
Milhares de trabalhadores foram às ruas de Chicago (EUA), no dia 1º de maio de 1886, para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia as manifestações movimentaram a cidade, causando a ira dos poderosos. A repressão ao movimento foi dura, com prisões, pessoas feridas e até mesmo trabalhadores mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Em memória dos mártires de Chicago o dia 1º de Maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalhador.

O Dia do Trabalhador no Brasil

No Brasil, o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial.