Dia do Ceramista é comemorado neste sábado, 28 de maio

27-05-2022

Dia do Ceramista é comemorado neste sábado, 28 de maio

O dia do ceramista é comemorado no dia 28 de maio, pŕoximo sábado. A cerâmica é  uma técnica  antiga de mihões de anos, que nasceu da necessidade das pessoas no seu dia a dia. Elas buscavam utensílios que pudessem ajudá-lo nos afazeres e assim, o homem descobriu na habilidade de moldar a matéria-prima com as mãos uma arte que sobrevive até os dias de hoje, e se reinventa sempre.

Com o avanço da tecnologia, as técnicas para produzir cerâmicas se modernizaram e a escala produtiva foi a números antes inimagináveis. Ganhou cores, desenhos, estampas, relevos e uma infinidade de possibilidades. Aqui no  sul de Santa Catarina, é uma das atividades que mais impulsiona a economia com diversas empresas.

“ São os trabalhadores com a sua dedicação e empenho os maiores responsáveis e  contribuidores para o sucesso e o crescimento das ceramicas com  a sua alta produção e qualidade vendida para o mundo afora. Neste dia é importante valorizar esta mão de obra, repeitar e promover dignidade e salários justos a estes profissionais”, pontua o presidente do Sindicato, Itaci de Sá.