Ceramistas querem manter as aposentadorias especiais

14-05-2019

Ceramistas querem manter as aposentadorias especiais

Em dias de análises e estudos sobre a reforma da Previdência, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ceramistas de Criciúma e Região, Itaci de Sá, esteve em Brasília. O objetivo da viagem era atrair apoiadores para a questão das aposentadorias especiais, já que cada emenda sugerida no projeto necessita de 171 votos de deputados federais.“O governo tá querendo patrolar todos os trabalhadores. Nós representamos todos os ceramistas e os trabalhadores da construção civil. Fomos lá para ver a possibilidade de alterar essa PEC. Se continuar como está, vai afetar muito os ceramistas, os mineiros, químicos e os metalúrgicos, que tem uma aposentadoria especial”, afirmou em entrevista ao Programa Adelor Lessa.

Itaci de Sá, que é pai da deputada Geovania de Sá (PSDB), pensa que a reforma da Previdência trará economia para o governo, mas isso vai prejudicar os trabalhadores braçais. Além de Geovania, a questão das aposentadorias especiais é defendida por Daniel Freitas (PSL) e Ricardo Guidi (PSD).

“Hoje eles se aposentam com 25 anos de contribuição, sem depender da idade e ganham 100% do salário. Se o trabalhador ganha R$ 2 mil, após 25 anos vai receber R$ 2 mil de aposentadoria. Agora querem que tenha a idade mínima de 62 anos. Alguns começam a trabalhar aos 17, 18 anos, os ceramistas com 21 anos”, comentou.

Fonte: 4oito