Audiência requerida pelo Sindicato Patronal termina sem acordo

23-02-2021

Audiência requerida pelo Sindicato Patronal termina sem acordo

erminou sem acordo, na tarde desta terça-feira (23),  o Audiência de Conciliação  do processo de Dissídio Coletivo requerido pelo sindicato patronal ao Tribunal Regional do Trabalho, em Florianópolis. A intenção era encontrar solução de consenso à Convenção Coletiva de Trabalho dos quase seis mil ceramistas de Criciúma e região.
A audiência, realizada em ambiente virtual ,teve mais de quatro horas de duração. O sindicato dos trabalhadores manteve a decisão de assembleias realizadas na semana passada que rejeitaram a proposta patronal, determinou movimento de greve e a reivindicação de 3% de aumento real e renovação de todas as cláusulas da convenção de 2020.
O sindicato patronal manteve o que classificou de “proposta final”, sem aumento real de salários, congelamento do piso da categoria aos valores de janeiro de 2020, e de piso diferenciado para outras funções que não sejam da linha de produção, redução de intervalo intrajornada para 30 minutos e implantação da “Jornada Marshall” de 12x36 horas.
O foco dos patrões, no entanto, segundo o presidente do Sindicato dos Ceramistas, Itaci de Sá, foi o abono de férias, que há cerca de 20 anos é pago aos trabalhadores sindicalizados, que representam mais de 80% da categoria. “Eles defendem manter o valor de 2020, R$ 1.220,00 e estender para todos os trabalhadores, com a clara intenção de fragilizar a representação sindical, que organiza e mobiliza a classe trabalhadora”, ressalta o dirigente sindical.
Processualmente, a desembargadora Tereza Regina Itoski, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), ponderou que há tempo, ainda, para o consenso. “Sempre estivemos abertos à negociação, foi o Sindiceram quem encerrou o processo e recorreu ao TRT; vamos continuar realizando o que os trabalhadores definiram em assembleias na semana passada”, finaliza Itaci.