28-05-2023
No dia 28 de maio é comemorado o Dia do Ceramista, data que faz uma homenagem a todos os que trabalham com cerâmica, uma arte chinesa milenar que no Brasil recebeu muita influência europeia.
A data foi instituída através da Lei 4.016 de 1980 para celebrar os profissionais artesãos e também os que trabalham na indústria de cerâmica (azulejos, pisos cerâmicos, ladrilhos e outros).
A tradição se fortaleceu na dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.), com o uso da cerâmica cozida e vitrificada, além do uso de barro para a produção de peças diversas.
Ao longo dos anos, a arte foi se modificando, acompanhando as transformações sociais que aconteciam na China, como o uso do pigmento azul durante a dinastia Yuan. Já na dinastia Ming, as louças brancas e azuis se tornaram muito famosas e na dinastia Qing foi a vez dos esmaltes da “família verde” e a “família rosa” no reinado de Youngzheng.
São milhares de anos de tradição na produção de peças com cerâmica, uma história que percorreu o mundo e que até hoje faz com que as pessoas liguem os objetos com a China.
“Parabéns a todos os trabalhadores da nossa região. Com a sua força de trabalho contribuem para o desenvolvimento e crescimento do setor no Brasil e nas exportações para o mundo. Neste dia, mais do que nunca precisamos lembrar e valorizar estes profissionais,” destaca o presidente do Sindicato, Itaci de Sá.
Fonte/texto: https://www.ibrachina.com.br/